Como afinar o violão de 6 cordas

Como afinar o violão de 6 cordas mesmo que não tenha “ouvido”

Aprenda como afinar o violão de 6 cordas mesmo que seja um iniciantes no violão.

Afinar o violão é a primeira coisa que você deve se preocupar antes de começar a treinar violão.

Por que você deve aprender como afinar o violão de 6 cordas?

Deixar de afinar seu violão pode fazer com que queira parar de treinar violão. Por mais bobo que possa parecer isso realmente pode acontecer. Falo porque eu já tive alunos que me relataram que estavam pensando em parar de treinar violão porque o som não estava legal. E claro, se o som do violão, se o violão estiver desafinado, vai gerar sons totalmente fora de sintonia, gerando sons desagradáveis. Sons que incomodam nossos ouvidos e nosso cérebro e como ele sempre quer nos proteger nos sugere afastar daquilo que não está nos incomodando.

Observe. É uma atitude natural não querermos mais escutar algo desafinado.

Como afinar o violão de 6 cordas?

Para aprender como afinar o violão de 6 cordas, por mais difícil que possa parecer, é bem simples.

Antigamente tinha-se mais dificuldade para aprender como afinar o violão de 6 cordas porque não existia a tecnologia que existe atualmente. antigamente você verdadeiramente precisava do “ouvido”. Você tinha que ter uma referência de um som padronizado para conseguir colocar as cordas do violão no mesmo tom.

O que estou querendo dizer quando digo um som padronizado é existe um som universal, um som padronizado, que determina o tom que as cordas devam ser afinadas. Afinar uma corda significa que você deve fazer com que o som da corda seja o mesmo que este som universal.

O que é diapasão e como ele deve ser usado para afinar o violão de 6 cordas?

Existem um aparelho que contém este som universal que é usado para afinar as cordas do violão. Este aparelho se chama diapasão.

O diapasão pode ser de várias formas: Ele pode ser uma cornetinha onde você assopra e ele emite ou o som MI (E) ou o som LÁ(A). E para afinar o violão desta forma, você deve soprar esta cornetinha, tocar a corda e girar a tarracha seja para esticar a corda do violão, seja para frouxar. Isso vai depender de quanto a corda do violão está esticada e você deve colocar o som da corda no mesmo tom que o som que está saindo do diapasão.

Ou pode ser uma aste em metal, ou uma cornetinha com os sons das 6 cordas, etc.

Utilizar esta forma de afinar o violão exige uma certa experiência.

como afinar o violão de 6 cordas

Como afinal o violão de 6 cordas utilizando meios eletrônicos?

Com o avançar da tecnologia ficou muito mais fácil aprender como afinal o violão de 6 cordas do que como era utilizado antigamente. Hoje existem diapasões eletrônico onde, com poucos ajustes, você consegue afinar seu violão.

Existem vários aplicativos que você pode utilizar. Você pode pesquisa no googleplay sobre “Afinador de violão” que vários serão exibidos. Um dos que utilizo é o da cifra club. Entretanto, existe um afinador de violão no youtube que funciona muito bem.

Eu ensino como afinar o violão de 6 cordas neste vídeo:

Quer minha ajuda para aprender tocar violão?

Bem, se você quiser minha ajuda para aprender tocar violão, te convido para conhecer meu treinamento. Nele você vai aprender não só como afinar o violão de 6 cordas, mas também tudo que você precisa saber para aprender tocar violão de verdade.

Para conhecer o treinamento basta clicar neste link – > Curso de violão online completo

Espero estar te ajudando.

Sucesso nos seus estudos!