É possível aprender a tocar violão sozinho?

Essa é uma pergunta muito comum feita por todos que querem aprender tocar violão sozinho e não tem a orientação correta para começar seus estudos. Entretanto, o que fazer para aprender tocar violão sozinho?

O que fazer para aprender tocar violão sozinho?

Claro que você deve ter um violão. Após esta posse, você deve conhecer os detalhes do violão para que você identifique sobre o que está se referindo a explicação.

Como aprender tocar violão sozinho passo a passo?

Se você seguir um passo passo correto, é possível aprender tocar violão rápido. O primeiro passo que sugiro é conhecer as partes do violão. Desta forma, você vai conseguir entender a que parte do violão se refere a informação que está estudando, como por exemplo, é legal entender o que são as tarraxas que servem para esticar ou frouxar as cordas do violão e desta forma conseguir afiná-lo.

É interessante também conhecer os trastes que são distribuídos no braço do violão e separam as casas. Há também o bojo  que a caixa acústica onde o som ganha sua acústica. O som das cordas saem através da boca que fica no bojo. As cordas além de ficar presas nas tarraxas, ficam presas também no cavalete que fica preso no bojo.

Estas são as principais partes do violão que você precisa conhecer. Segue abaixo a imagem que representa as partes do violão com mais detalhes:

É possível aprender tocar violão sozinho
É possível aprender tocar violão sozinho

 

Qual o próximo passo para aprender tocar violão sozinho?

Depois de ter conhecido as partes do violão, você deve partir para parte prática. Existem muitas escolas e cursos que primeiro apresentam a parte teórica que é extremante chata. Entretanto, se faz necessário seu entendimento. Mas tem um fato que acaba pecando neste aspecto. As pessoas que querem aprender tocar violão sozinho, querem aprender tocar violão rápido. Por isso, o maior interesse é aprender tocar sua primeira música o mais rápido possível. Desta forma, vão se sentir estimulados a continuar com seu treinamento.

Nesta próxima etapa sugiro que você conheça e treine os acordes.

Quanto tempo você deve treinar?

O treino com violão deve ser diário pelo menos uns 10 minutinhos por dia. Desta forma, você fixará seu aprendizado de forma gradual, no dia a dia, sem causar excessos. Se treinar o dia todo, por exemplo, você pode machucar as pontas dos dedos e inevitavelmente terá que parar de treinar para que seus dedos se recuperem.

Que método você deve usar?

É possível aprender tocar violão sozinho sim. Eu utilizo o método IFT (Intensive Focused Training). Ele é totalmente focado na prático e apresenta a parte teórica no decorrer do curso junto com o prático.

Se quiser conhecer o método IFT, clique no link abaixo para ter acesso:

Como aprender tocar violão sozinho